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sábado, 18 de abril de 2009

Especial Opel Ampera

O Opel Ampera demonstra, mais uma vez, que a GM lidera no domínio da electrificação do automóvel», afirmou Carl-Peter Forster. «O nosso revolucionário sistema de motorização eléctrica, denominado Voltec, é o tipo de tecnologia inovadora de que a indústria automóvel precisa para responder aos desafios energéticos e ambientais».



Com cinco portas e quatro lugares, além de uma bagageira de grande capacidade, o Ampera é influenciado por várias linhas de estilo dos inovadores protótipos Flextreme e GTC Concept. A tracção do Ampera é sempre eléctrica, a qualquer momento e a qualquer velocidade. Em viagens até 60 km, o motor eléctrico é alimentado com a electricidade armazenada na avançada bateria de iões de lítio de 16 kWh. Quando circula com electricidade fornecida apenas pela bateria, o Ampera não produz quaisquer emissões. O extensor de autonomia entra automaticamente em funcionamento quando a carga da bateria se esgota. Nessa altura, um motor-gerador a gasolina (ou etanol E85) passa a fornecer ininterruptamente electricidade para alimentar o motor eléctrico e, simultaneamente, recarregar a bateria. Neste modo de funcionamento o Ampera alarga a sua autonomia para 500 km. A bateria pode ser recarregada através de uma vulgar tomada eléctrica doméstica de 230V.



Tendo por base os preços actuais do combustível, a Opel calcula que um quilómetro percorrido pelo Ampera em modo de propulsão eléctrica custará cerca de cinco vezes menos por comparação com um veículo a gasolina convencional. A bateria do Ampera será fabricada pela GM na primeira unidade de produção de baterias de iões de lítio operada por um grande fabricante automóvel nos Estados Unidos. A bateria é formada por mais de 220 células de iões de lítio dispostas em ‘T', oferecendo grande potência. O sistema de propulsão do Ampera, que é praticamente silencioso, gera 370 Nm de torque instantâneo, o equivalente a 150 cv. Graças a isso, o primeiro Opel eléctrico acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.









«A propulsão eléctrica não tem a ver apenas com ecologia» explica o Engenheiro-Chefe Frank Weber. «A motorização eléctrica é também sinónimo de muito prazer de condução. O binário instantâneo, e silencioso, de 370 Nm que está à disposição sob o pedal do acelerador, dá a impressão de estarmos a voar.»


A equipa de design da GM criou um automóvel eléctrico inspirado em protótipos futuristas que já tinham sido revelados em salões recentes, como o Flextreme ou o GTC Concept. Um dos exemplos mais evidentes das semelhanças com o Opel Flextreme e GTC Concept são os faróis em forma de boomerang que se integram na perfeição com as luzes de nevoeiro inferiores. O novo automóvel eléctrico da Opel possui um perfil baixo e dinâmico, quase agressivo, mais acentuado na dianteira e na retaguarda. O novo logótipo da Opel está em evidência na grelha frontal, e está integrado com barras cromadas, tanto à frente como na traseira. As entradas de ar verticais situadas nos extremos do pára-choques traseiro não só conferem ao Ampera um visual original como são vitais para criar um elemento de separação de ar que é decisivo para o desempenho aerodinâmico altamente eficiente.



O Ampera oferece o espaço, o conforto e os equipamentos que os utilizadores esperam encontrar num automóvel com cinco portas, quatro lugares e uma bagageira com capacidade de 301 litros. Os elementos que mais captam a atenção são pormenores como a integração da alavanca da caixa de velocidades na consola central, dois visores de informações e um sistema de informação e entretenimento sensível ao toque.




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